Zé Roberto, conhecido como 'Imperador', lidera atividades do Comando Vermelho no Ceará
Zé Roberto, ex-jogador de futebol, é preso por ser líder do Comando Vermelho no Ceará.
Um ex-jogador de futebol, identificado como Zé Roberto de Sousa Severo, foi preso em 20 de agosto, acusado de liderar a facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Ceará. Conhecido no esporte como ‘Imperador’, ele é suspeito de comandar ataques a grupos rivais e expulsar moradores do bairro Vicente Pinzón, localizado em Fortaleza.
A prisão
A detenção ocorreu em uma residência na Taíba, município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Juntamente com Zé Roberto, o braço direito dele, Alex Sousa da Silva, conhecido como ‘Pit’, também foi preso. O relatório da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) aponta que Zé Roberto é o líder do Comando Vermelho na Comunidade dos Cocos e no bairro Caça e Pesca.
Atividades da facção
De acordo com as investigações, Zé Roberto estaria por trás da expulsão de moradores do bairro Vicente Pinzón, onde as casas tomadas pelo grupo criminoso estariam sendo pintadas de branco como sinalização. Ele é considerado um conselheiro da facção no Ceará e chefe do grupo em São Gonçalo do Amarante. Seu comparsa, ‘Pit’, é responsável por ordens logísticas do tráfico de drogas e por ameaças a moradores.
Carreira no futebol
Zé Roberto, que também era conhecido como ‘Jogador’ devido à sua trajetória no futebol profissional, atuou no clube Jandaia, no Paraná, entre 2002 e 2007, e nos times cearenses Horizonte e São Benedito, entre 2009 e 2011. Ele já havia sido apontado como participante de dois homicídios em 2006 e, em 2020, voltou a ser alvo da Polícia Civil por seu envolvimento com facções e pela expulsão de moradores no bairro Praia do Futuro.
Defesa do acusado
Os advogados do ex-jogador afirmaram em nota que estão preparando uma defesa adequada e estratégica para Zé Roberto, enfatizando que irão preservar seus direitos durante o processo judicial.