Moysés Marques é alvo de operação da Draco por suspeita de produzir documentos fraudulentos contra autoridades
Operação da Draco mira ex-subsecretário da Seap por suspeitas de dossiês falsos contra autoridades do RJ.
Moysés Henriques Marques, ex-subsecretário adjunto de Gestão Operacional da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro), foi alvo de uma operação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) nesta quinta-feira (23). As investigações indicam que ele é suspeito de produzir e disseminar um dossiê falso contra autoridades estaduais.
A operação
Durante a operação, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na residência de Moysés, localizada no bairro Rio Comprido, na zona Norte do Rio. Celulares e computadores foram apreendidos na ação. Segundo a Polícia Civil, o ex-subsecretário é suspeito de injúria, difamação e obstrução de Justiça.
Motivações e consequências
As investigações revelam que o material foi criado para acusar o governo de realizar escutas ilegais, tentando gerar atrito entre o Executivo e o Legislativo. A apuração começou após rastreamento de fragmentos de mensagens apagadas em um celular corporativo utilizado por Marques. Este já havia sido alvo da Operação Hiperfagia, que investigou fraudes de até R$ 350 milhões em contratos de alimentação.
Repercussão
Em nota, a Seap repudiou qualquer manipulação de informações e reforçou seu compromisso com a ética e transparência na administração do sistema prisional. A CNN Brasil tenta contato com a defesa de Moysés.