Protestos contra violência doméstica pressionam o clube e o jogador
Jerome Boateng, ex-zagueiro campeão de 2014, renuncia estágio no Bayern após protestos sobre sua condenação por violência doméstica.
Protestos nos estádios e nas redes sociais levaram Jerome Boateng, ex-zagueiro campeão da Copa do Mundo de 2014 pela Alemanha, a desistir do estágio que vinha fazendo no Bayern de Munique. Condenado por violência doméstica no ano passado, Boateng não é bem-visto por muitos torcedores.
Protestos e pressão
Milhares de torcedores do Bayern assinaram uma petição exigindo que o clube se posicionasse contra a violência misógina. No último dia 18, durante o duelo com o Borussia Dortmund, cartazes com mensagens de repúdio à presença de Boateng foram exibidos. Diante da pressão, o atleta comunicou sua decisão de renunciar ao estágio “para não prejudicar o clube”.
Histórico de condenação
Campeão mundial em 2014, Boateng foi acusado de agredir sua ex-companheira durante férias em 2018. A mãe de suas filhas gêmeas denunciou que ele atirou uma lâmpada nela e jogou uma caixa térmica, causando ferimentos. A condenação ocorreu em 2018 e desde então sua imagem se deteriorou, especialmente após a morte de Kasia Lenhardt, que se suicidou em 2021, uma semana após o término do relacionamento.
Consequências e repercussão
As repercussões da condenação de Boateng e os protestos da torcida refletem um cenário mais amplo de intolerância à violência contra as mulheres no esporte. A pressão sobre o Bayern de Munique para agir diante da situação de Boateng é um indicativo de como a sociedade está se mobilizando contra a violência misógina.
A desistência de Boateng do estágio no Bayern é um reflexo das consequências de suas ações no passado, que ainda reverberam em sua vida profissional e pessoal.