Exame de sangue para Alzheimer promete diagnóstico precoce

GettyImages

Pesquisadores brasileiros desenvolvem teste com alta precisão para detecção da doença.

Um exame de sangue desenvolvido no Brasil oferece diagnóstico de Alzheimer com mais de 90% de precisão.

Um exame de sangue, testado por pesquisadores brasileiros, foi capaz de diagnosticar Alzheimer com mais de 90% de precisão — um valor acima do teste considerado “padrão ouro” para detecção da doença, o exame de líquor. Para os pesquisadores, a descoberta pode facilitar o diagnóstico precoce da doença e melhorar o tratamento.

Números e impactos da pesquisa

Em duas pesquisas recém-publicadas, a proteína p-tau217 se destacou como o principal marcador sanguíneo para distinguir pessoas saudáveis daquelas com a doença. A primeira pesquisa, publicada na revista Molecular Psychiatry, avaliou biomarcadores em sangue e líquor de 59 pacientes em clínicas de memória em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo foi liderado por Willyans Borelli e Eduardo Zimmer, da UFRGS, com apoio do Instituto Serrapilheira.

Avanços no tratamento e diagnóstico

Os pesquisadores afirmam que a presença do biomarcador p-tau217 no sangue é mais precisa para identificar o Alzheimer devido à sua estabilidade nas coletas, o que resulta em baixos níveis de variação. Além disso, um estudo internacional publicado no periódico Lancet Neurology também confirma a eficácia do p-tau217, analisando cerca de 30 mil pessoas.

Futuro do diagnóstico no SUS

Os resultados abrem caminho para que exames de ponta em neurociência cheguem ao Sistema Único de Saúde (SUS), democratizando o acesso ao diagnóstico precoce. Atualmente, o exame de sangue é comum na rede privada, mas o objetivo é desenvolver uma alternativa nacional e gratuita, com custos progressivamente mais baixos à medida que a técnica se populariza.
O diagnóstico por meio de exame de sangue já é uma realidade em outros países e, no Brasil, testes como o americano PrecivityAD2 têm um custo elevado, que pode chegar a R$ 3,6 mil. Para Borelli, o exame de sangue é viável e escalável, podendo ser realizado em qualquer lugar do país.

PUBLICIDADE

Relacionadas: