Exame toxicológico é agora requisito para primeira CNH

Comissão de Segurança Pública aprova policiamento em rios

Mudanças no Código de Trânsito exigem teste para motoristas das categorias A e B

O exame toxicológico agora é obrigatório para obter a primeira CNH nas categorias A e B, segundo a nova lei.

Exame toxicológico obrigatório para a primeira CNH

O exame toxicológico, agora, se torna um requisito essencial para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. Esta mudança é parte das alterações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro por meio da derrubada de quatro vetos à Lei 15.153, de 2025. A nova legislação visa aumentar a segurança de todos os usuários das vias.

Detalhes da nova exigência

Com as novas regras, motoristas que pretendem obter a habilitação para motocicletas e carros terão que apresentar um exame toxicológico negativo. Anteriormente, tal exigência era aplicada apenas aos motoristas das categorias C, D e E, que são voltadas para veículos de carga e transportes coletivos. A inclusão das categorias A e B no rol de exigências busca assegurar que todos os motoristas sejam avaliados quanto ao uso de substâncias que possam comprometer a segurança no trânsito.

A atuação das clínicas de aptidão

Outra inovação introduzida pela nova lei é a autorização para clínicas de aptidão física e mental atuarem como postos de coleta para a realização do exame toxicológico. Com isso, o acesso ao exame será facilitado, uma vez que essas clínicas estão mais presentes em diversas localidades, tornando o processo de habilitação mais acessível para os novos motoristas.

Implicações e objetivos da lei

A implementação obrigatória do exame toxicológico tem como principal objetivo minimizar os acidentes de trânsito, que muitas vezes são causados por motoristas sob o efeito de substâncias psicoativas. Com essa medida, o governo espera não apenas aumentar a segurança nas estradas, mas também conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade ao dirigir.

Contexto atual da segurança no trânsito

O aumento no número de acidentes de trânsito é uma preocupação constante para as autoridades. Dados recentes indicam que uma parcela significativa desses acidentes envolve motoristas que consumiram substâncias tóxicas. A nova legislação, ao incluir o exame toxicológico na primeira CNH, representa um passo importante em direção à redução desses índices negativos.

Em suma, a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação é uma medida que reflete a necessidade de uma segurança mais rigorosa no trânsito, protegendo motoristas, passageiros e pedestres. As clínicas autorizadas para a coleta do exame também desempenham um papel fundamental na efetivação dessa nova norma, contribuindo para um trânsito mais seguro em todo o país.

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: