Mudança visa aumentar a segurança e adequar padrões operacionais
Detran-PR retira rampa dos exames práticos de CNH para motos, visando aumentar a segurança dos candidatos.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) determinou a retirada do obstáculo tipo rampa das pistas de exame para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, ou seja, para motos. A medida atende a uma necessidade de atualização dos padrões operacionais e de infraestrutura, constatada após análises técnicas do órgão, e está em conformidade com a Resolução Contran nº 789/2020.
Nova regulamentação em vigor
A portaria em questão é a 835/2025, que entrou em vigor no dia 08 de outubro de 2025 e dá um prazo de 90 dias para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Estado fazerem a adequação. Elas devem ajustar o trajeto do exame para que o referido obstáculo não seja mais utilizado durante a avaliação. O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, disse que a regulamentação vai adequar e padronizar os ambientes, reduzindo, inclusive, riscos de incidentes.
Avaliação segura
Conforme a nova regra, a retirada do obstáculo não prejudica a competência pedagógica de partida em subida e descida com o veículo, uma vez que poderá continuar sendo trabalhada através de outros obstáculos que simulem essa condição, de maneira segura e supervisionada pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Segundo análises técnicas, os outros obstáculos da pista são suficientes para avaliar o candidato quanto à sua capacidade de pilotagem.
Opinião dos candidatos
Segundo estatísticas do Detran-PR, 12.229 exames práticos de moto foram realizados no Paraná durante o mês de setembro. A acadêmica de Engenharia de Software, Giovana Vincensi, estava entre os candidatos avaliados e aprovados nesta quarta-feira (22), na 1ª Ciretran, em Curitiba. Ela destaca que a mudança prioriza a segurança das pessoas, afirmando que “já vi gente cair da moto nesse momento da prova, então acho que foi uma decisão importante”.
Fernando Dimas Freitas dos Santos, que também passou pelo teste, acredita que a mudança facilitará para os alunos. Ele afirmou que “sabendo que não teria o obstáculo da rampa, eu fui mais seguro”. A nova medida visa, assim, trazer mais tranquilidade aos candidatos durante o exame.