Expectativas do varejo para o terceiro trimestre de 2025

Análise das tendências e desafios do setor no 3T25

O terceiro trimestre de 2025 traz expectativas mistas para o varejo, com setores enfrentando desafios macroeconômicos.

A partir desta semana, a temporada de balanços do terceiro trimestre de 2025 (3T25) conta com a divulgação de resultados de grandes nomes do varejo discricionário. O Safra espera que o setor entregue resultados mistos, em meio aos ventos contrários e um cenário macroeconômico impactado pela Selic em 15%.

Desempenho esperado e empresas em destaque

Na avaliação do banco, o crescimento das vendas entre os nomes de consumo discricionário deve ser misto, com alguns tendo bom desempenho, enquanto outros ficam para trás. “Os diferentes desempenhos devem ser parcialmente impulsionados pela dinâmica microeconômica específica de cada subsetor, mas também podem sinalizar os estágios iniciais de uma desaceleração mais ampla na demanda do consumidor”, afirmam analistas do Safra.

Em linhas gerais, o Safra espera um melhor desempenho de Smart Fit (SMFT3), Guararapes (GUAR3) e Vivara (VIVA3). Por outro lado, menciona que Natura (NATU3), Azzas 2154 (AZZA3) e Grupo SBF (SBFG3) devem enfrentar desafios significativos.

Análise setorial e impactos climáticos

A XP Investimentos complementa a visão, afirmando que as empresas de baixa e média renda devem sofrer com ventos contrários de clima, enquanto a maioria das empresas de alta renda deve apresentar tendências sólidas. A expectativa de crescimento é mais otimista para Vivara (VIVA3) e Track&Field (TFCO4), enquanto na ponta negativa, além de Natura e Grupo SBF, Magazine Luiza (MGLU3) também é mencionado entre as expectativas negativas.

Desafios e previsões para o futuro

Para a Alpargatas, o Safra estima um resultado misto, com ganhos sólidos em rentabilidade, mas contração no volume. Espera-se que a empresa apresente um crescimento de receita de 8% em relação ao ano anterior, devido ao aumento do ticket médio, mesmo com os volumes domésticos provavelmente continuando a contrair.

Smart Fit e Vivara, por sua vez, devem manter fortes tendências de crescimento, enquanto Guararapes, C&A e Lojas Renner podem ser afetadas por um clima mais frio, resultando em vendas mais lentas. A avaliação do Safra indica que a Natura enfrentará um trimestre difícil na América Latina após a venda da Avon International, prevendo uma desaceleração nas vendas da marca no segundo semestre de 2025.

Por fim, o Grupo SBF deve entregar um trimestre desafiador, com crescimento de 9% nas vendas, impulsionado por melhorias na divisão de atacado, apesar de sazonalidades e impactos cambiais desfavoráveis.

Fonte: www.moneytimes.com.br

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