Inauguração da mostra acontece no Jardim Botânico
A exposição “Fauna da Mata Atlântica” foi inaugurada em Curitiba, com registros de 17 espécies do bioma paranaense. A mostra ficará em cartaz até 15 de dezembro.
Nesta quinta-feira (30), o Governo do Paraná inaugurou a exposição “Fauna da Mata Atlântica”, do repórter fotográfico Denis Ferreira Netto, na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba. A mostra ficará em cartaz até 15 de dezembro, com visitação gratuita diariamente, das 6h às 19h30.
Destaques da exposição
Com 17 retratos, a exposição reúne mais de 20 espécies emblemáticas do bioma paranaense, como a onça-parda, o macaco-prego e a jaguatirica. Denis Ferreira Netto, que há mais de 30 anos registra o meio ambiente, destacou que “essa mostra é um quadro da Mata Atlântica, vegetação que não se restringe apenas ao Litoral, mas abraça boa parte do Paraná”.
Importância da Mata Atlântica
A Mata Atlântica abrange 17 estados brasileiros e representa 15% do território nacional, abrigando atualmente 72% da população brasileira e concentrando 70% do PIB nacional. O Paraná, com 99% do seu território inserido neste bioma, possui uma das maiores áreas remanescentes de floresta do país, com mais de 2,3 milhões de hectares preservados. Desde 2023, o estado lidera projetos voltados à preservação da Mata Atlântica dentro do Consórcio Brasil Verde.
Compromisso com a preservação
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, enfatizou a importância da exposição ao afirmar que “é um olhar paranaense para a fauna da Mata Atlântica”, destacando o diálogo entre arte e vida selvagem. O evento representa um chamado à preservação da natureza, ressaltando o papel do Paraná como um estado inovador e sustentável.
 
				 
											 
                     
								 
								 
								