F1: Bortoleto Brilha em Monza e Larga em P7 Após Punição

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.

Gabriel Bortoleto garantiu mais uma presença no Q3 da temporada 2025 da Fórmula 1. Durante a sessão de classificação para o GP da Itália, realizada neste sábado (6) em Monza, o piloto brasileiro registrou o oitavo melhor tempo. Uma penalidade imposta a Lewis Hamilton o impulsionará para a sétima posição no grid de largada.

O clima em Monza durante a tomada de tempos era de calor intenso e sol forte, seguindo a tendência das últimas atividades. A temperatura ambiente alcançou os 25°C, enquanto o asfalto atingiu 42°C.

Bortoleto não perdeu tempo e foi um dos primeiros a deixar os boxes quando o Q1 foi liberado, dispondo de 18 minutos para registrar seu tempo. No último treino livre, o piloto brasileiro havia terminado em sexto lugar.

Para sua primeira saída, Bortoleto optou por usar pneus macios. Em sua volta inicial, ele marcou 1min20s349, assumindo a liderança provisória, mas logo foi superado por Nico Hülkenberg.

Com nove minutos restantes no Q1, o piloto do carro 5 retornava à pista na 12ª posição. Naquele momento, Hülkenberg ocupava o sexto lugar.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45. Foto: XPB Images

Em sua volta seguinte, Bortoleto, que estava na zona de eliminação, conseguiu subir na tabela, alcançando a quinta posição, ficando a 0s274 de George Russell, o mais rápido naquele momento, e 0s5 da área de corte.

Na bandeira quadriculada, Bortoleto auxiliou Hülkenberg, proporcionando vácuo para seu companheiro de equipe. No final, ambos conseguiram avançar para o Q2, com o brasileiro em sétimo e o alemão em 13º.

O início do Q2 foi atrasado para que a pista fosse limpa. Os pilotos tiveram 15 minutos para registrar seus tempos. Inicialmente, Bortoleto permaneceu nos boxes.

Em sua primeira volta no Q2, o piloto brasileiro se colocou na terceira posição, a 0s183 de Max Verstappen, o mais rápido. O primeiro setor da pista era, inclusive, o mais rápido de Bortoleto.

Na reta final do Q2, Bortoleto se manteve na quarta posição. Pouco depois, nas últimas tentativas de volta, ele foi empurrado para a sexta colocação, enquanto Hülkenberg ficou em 15º.

No Q3, com dez minutos disponíveis para definir o grid, Bortoleto fechou sua primeira volta na sexta posição, a 0s476 de Verstappen, o líder.

Com a bandeira quadriculada, Bortoleto encerrou a classificação em oitavo lugar, mas largará na sétima posição devido à punição de Hamilton.

O GP da Itália será disputado no domingo, 7, com largada às 10h (horário de Brasília).

PUBLICIDADE

Relacionadas: