A equipe Red Bull expressou surpresa com a falta de competitividade da McLaren no Grande Prêmio da Itália, onde Max Verstappen conquistou uma vitória expressiva. O piloto largou na pole position e cruzou a linha de chegada com uma vantagem superior a 19 segundos sobre Lando Norris.
A disparidade de tempo entre o primeiro e o segundo colocados foi a maior registrada em uma corrida nesta temporada. A McLaren, que vinha demonstrando um desempenho notável ao longo do ano, com 12 vitórias em 16 corridas, surpreendeu ao não conseguir acompanhar o ritmo, levando o chefe da equipe a admitir falhas na configuração do carro.
“Não esperávamos por isso”, declarou um membro da equipe Red Bull. “Era bom estar a menos de um décimo de segundo à frente da McLaren na qualificação, era esse o panorama. Mas todos os nossos números indicavam que, normalmente na corrida, eles teriam uma vantagem maior do que na qualificação. Estávamos esperando uma corrida de defesa.”
A Red Bull chegou a planejar estratégias para neutralizar um possível ataque da McLaren. “Eu estava tentando elaborar um cenário de como nos defender deles. Mas, no final das contas, nós é que tivemos vantagem de ritmo”, explicou um representante da equipe.
A equipe enfatizou o esforço coletivo na recuperação do desempenho ao longo do campeonato. “Certamente, Max fez um trabalho incrível, e é um bom sinal após todo o trabalho duro dedicado ao ritmo de corrida, quando todo fim de semana você obtém um resultado difícil no ritmo de corrida em comparação com o ritmo de qualificação”, disseram. “É muito trabalho duro de todos na fábrica. Pareceu que tivemos uma vantagem em relação a eles, o que é ótimo.”
Com esta vitória, a Red Bull conquistou seu terceiro triunfo no ano e ocupa a quarta posição no campeonato de construtores, com 239 pontos. Verstappen é o terceiro colocado na tabela de pilotos.