Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Itália, neste sábado, ao estabelecer um novo recorde de volta no circuito de Monza durante a qualificação. O piloto da Red Bull registrou o tempo de 1:18.792s, superando a marca anterior de 1:18.887s, estabelecida por Lewis Hamilton em 2020. Esta é a 45ª pole position da carreira de Verstappen, e a quinta da temporada, tendo a última sido conquistada na Inglaterra.
A dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, largará da segunda e terceira posições, respectivamente. A disputa entre os pilotos da McLaren no mundial é acirrada, com Piastri à frente de Norris por 34 pontos.
As Ferraris não repetiram o desempenho dos treinos, com Charles Leclerc largando em quarto e Lewis Hamilton em décimo. O piloto britânico, apesar de ter feito o quinto melhor tempo no Q3, perdeu posições no grid devido a uma penalização recebida no último GP da Holanda.
Gabriel Bortoleto teve um dos seus melhores desempenhos em qualificações na F1, garantindo a sétima posição no grid. Ele largará atrás dos pilotos da Mercedes, George Russell e Kimi Antonelli, que ocuparão a quinta e sexta posições, respectivamente.
Fernando Alonso, da Aston Martin, Yuki Tsunoda, da Red Bull, e Hamilton completam o top 10 do grid de largada.
Isack Hadjar enfrentou um dia difícil, sendo eliminado no Q1 após cometer um erro em sua última volta rápida. Esta foi a primeira vez na temporada que o piloto da Racing Bulls foi eliminado no Q1.
A equipe Williams, que havia mostrado um bom ritmo nos treinos, não conseguiu colocar seus pilotos no top 10, com ambos sendo eliminados no Q2. Sainz largará da 13ª posição e Albon da 14ª.
Durante o Q1, Hulkenberg liderou momentaneamente, seguido pela dupla da Ferrari, com Leclerc à frente de Hamilton. Verstappen se intercalou entre as Ferraris, mas a dupla da McLaren logo assumiu as primeiras posições. Russell assumiu a liderança com pneus médios, seguido por Bortoleto. Hadjar acabou eliminado, junto com Stroll, Colapinto, Gasly e Lawson.
No Q2, Verstappen marcou o melhor tempo do fim de semana, superando Sainz. Bortoleto surpreendeu ao se colocar à frente de Leclerc, antes de ser superado por Piastri. Bearman, Hulkenberg, Sainz, Albon e Ocon foram eliminados.
No Q3, Leclerc garantiu a pole provisória, mas Verstappen o superou em sua segunda tentativa, cravando o novo recorde da pista e garantindo a pole position para o GP da Itália.
A largada do GP da Itália está marcada para este domingo.