Análises preliminares indicam falhas no sistema elétrico que afetaram a região
Falha em subestação provoca desconexão da região Sul do Brasil, segundo ONS.
Falha na proteção de subestação
Análises preliminares indicam que a proteção da Subestação Baterias não funcionou adequadamente, causando o desligamento em várias linhas de transmissão e a desconexão da região Sul do Brasil do Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada da terça-feira (14). O sistema deveria ter isolado a falha provocada pelo incêndio na linha de transmissão de 500 kV Ibiúna-Baterias C2, mas acabou levando ao desligamento incorreto de outros circuitos, provocando um excedente de energia na região Sul, que exportava aproximadamente 5 mil megawatts (MW).
Restabelecimento do equilíbrio
De acordo com o ONS, o equilíbrio foi restabelecido com o corte automático de carga em outras regiões e o desligamento de geradoras no Sul. O processo de normalização começou às 0h35 e foi finalizado às 2h15. As autoridades estão em alerta para evitar novos problemas similares.
Próxima reunião
Uma nova reunião está agendada para o dia 28 de outubro, onde o ONS apresentará o relatório final sobre a ocorrência e as medidas que serão adotadas para prevenir futuras falhas.