O assassinato brutal de Laina Santana Costa Guedes, 37 anos, por seu companheiro, Ramon de Jesus Guedes, em Lauro de Freitas, Bahia, chocou a comunidade. O crime, ocorrido na noite de terça-feira (19/08) no bairro do Caji, teve requintes de crueldade e foi presenciado pelas duas filhas do casal.
Durante a audiência de custódia, na quinta-feira (21/08), Ramon confessou o crime e alegou ter desconfiado de uma possível traição por parte da vítima. Ele também mencionou ter “problemas psicológicos”, numa tentativa de justificar o ato. A frieza do depoimento gerou ainda mais indignação.
A prisão preventiva do acusado já foi decretada. A Polícia Civil investiga o caso e busca esclarecer todos os detalhes do feminicídio. A motivação alegada pelo autor será apurada para determinar se há outros fatores envolvidos.
O caso, noticiado inicialmente pelo Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles, reacende o debate sobre a violência contra a mulher e a importância de denunciar qualquer forma de agressão. A brutalidade do crime e a alegação do assassino expõem a fragilidade da segurança feminina em nossa sociedade.