Ferrari desenvolve tecnologia para evitar raspagem da frente do carro

Patente da Ferrari

Novo sistema utiliza frenagem autônoma para proteger supercarros de colisões com obstáculos baixos.

Ferrari registra tecnologia que freia o carro para evitar raspagem da frente em obstáculos baixos.

Ferraris são desenhadas para pistas, com para-choques extremamente baixos e aerodinâmica calculada para performance. Mas essa mesma característica traz um incômodo conhecido de qualquer dono de superesportivo: o medo constante de raspar o bico do carro ao entrar em garagens ou cruzar lombadas urbanas. Em 2025, a Ferrari registrou uma tecnologia inovadora que promete abordar esse problema.

Nova patente e funcionamento

Documentos revelados em agosto de 2025 mostram que a Ferrari registrou uma tecnologia que utiliza sensores frontais para detectar obstáculos baixos. Essa inovação analisa não apenas a distância horizontal, mas também a possibilidade real de colisão com a parte inferior da carroceria. Quando o risco é identificado, o carro envia um aviso ao motorista e, caso não haja reação, ativa automaticamente os freios, semelhante à frenagem autônoma usada para evitar atropelamentos.

Complemento ao sistema de front lift

Essa nova abordagem não pretende substituir o sistema de front lift existente, mas sim complementá-lo. O lift frontal é opcional e depende do acionamento manual do motorista, enquanto a nova patente propõe uma camada adicional de proteção, atuando mesmo quando o condutor não percebe o risco. Essa estratégia visa minimizar a dependência de memória geográfica, permitindo uma resposta mais imediata a obstáculos urbanos.

Considerações finais

Embora o registro de patentes não garanta que a tecnologia será aplicada comercialmente, sua existência indica que a Ferrari está atenta às necessidades reais de seus usuários. A convivência com calçadas e obstáculos urbanos é uma preocupação crescente, demonstrando uma evolução no design e na funcionalidade dos supercarros.

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