Festa do Rocio atrai multidão ao litoral paranaense

Prefeitura de Paranaguá

Evento religioso deve reunir mais de 500 mil visitantes em novembro

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, promete atrair mais de 500 mil pessoas a partir de 1º de novembro.

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, acontece a partir de 1º de novembro em Paranaguá, e deve reunir mais de 500 mil visitantes. O evento, que integra o calendário oficial do turismo paranaense, conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), por meio do programa Paraná + Eventos.

Ações de divulgação e programação

Na quarta-feira (29), a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio fez visitas a instituições públicas e privadas em Curitiba, incluindo o Palácio Iguaçu e a Assembleia Legislativa. Essas ações reforçam a relevância do turismo religioso, que vai além da devoção, envolvendo também cultura e desenvolvimento regional. O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, ressaltou: “Quando falamos em fé, falamos também em cultura, tradição e pertencimento.”

Impacto econômico e cultural

Reconhecida como patrimônio cultural e turístico do Estado, a Festa do Rocio movimenta intensamente o Litoral. No dia da procissão, são esperadas cerca de 120 mil pessoas em Paranaguá, impactando diretamente o setor de turismo com a movimentação de hotéis, restaurantes e o comércio local. Eliseu Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, destacou que a festa é um exemplo de como a fé pode impulsionar o turismo e promover o desenvolvimento da região.

Programação rica e diversificada

A festa, que acontece há mais de 200 anos, terá este ano o tema “Com a Mãe do Rocio, aos pés da Cruz”, em preparação para o jubileu de 50 anos do título de padroeira do Paraná, a ser celebrado em 2027. A programação inclui missas, novenas, procissões, cavalgadas e atividades culturais, como a Corrida e Caminhada com a Mãe do Rocio. O reitor do Santuário Estadual, padre Dirson Gonçalves, elogiou o papel do Governo do Estado na valorização dessa tradição.

Detalhes do evento

Serviço:
212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio
Local: Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio – Praça Padre Thomas Sheehan, Paranaguá (PR)
Início: 1º de novembro, às 20h – Missa com a Troca do Manto
Novenas: 6 a 14 de novembro – 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h (missa e novena às 6h, 9h e 19h)
Atividades especiais:
– Corrida e Caminhada com a Mãe do Rocio
– Passeio Pet
– Cavalgada da Fé
– Moto Romaria
– Romaria das Crianças
– Procissão Marítima
– Procissão Ciclística
– Romaria dos Caminhoneiros
– Procissão Motorizada
– Procissão Solene e Procissão Luminosa de Retorno ao Santuário.
As datas, horários e locais de saída das procissões serão divulgados após a oficialização com órgãos de segurança e a Prefeitura de Paranaguá.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: