Cinema fantástico invade o antigo necrotério em Curitiba
O Museu Paranaense de Ciências Forenses integra a programação do Festival DJANHO! 2025, que ocorre de 29 de outubro a 5 de novembro em Curitiba.
O Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) passa a integrar, a partir desta quarta-feira (29), a programação do Festival DJANHO! 2025, um dos principais eventos de cinema fantástico do País que acontece até 5 de novembro em Curitiba. A edição deste ano da mostra internacional transforma o antigo necrotério do museu em sala de cinema, reforçando a proposta do evento de ocupar locais simbólicos da cidade com obras de horror, suspense e ficção científica.
“Receber o Festival aqui pela segunda vez no nosso museu, no nosso antigo necrotério, é um baita privilégio”, diz a diretora do Museu, Fabíola Machado. “A experiência que a gente teve ano passado foi maravilhosa. As pessoas gostaram demais de assistir ao filme na sala das câmaras frias e poder fazer isso de novo esse ano, trazer um festival de arte, de cultura, para um espaço tão inusitado para a gente, realmente é muito especial”.
Atrações do Festival
Com entrada gratuita, as sessões fazem parte de uma programação que reúne mais de 50 filmes de 11 países, exibidos também no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Cine Passeio e Cinemateca de Curitiba. O evento se consolida como um dos principais encontros dedicados ao cinema fantástico no país, reunindo produções independentes, estreias e mostras temáticas.
A edição de 2025 destaca a mostra “Máquinas do DJANHO”, dedicada a filmes que exploram as relações entre tecnologia, inteligência artificial e medo. Além das exibições, o festival inclui bate-papos com realizadores, oficinas e atividades formativas voltadas à criação audiovisual.
O que é o DJANHO!
DJANHO! – Criado em Curitiba, o festival busca aproximar o público de diferentes expressões do cinema de gênero, valorizando a produção nacional e estimulando o uso de espaços públicos como palco de experiências culturais. O nome do evento faz referência à gíria curitibana “djanho” — termo popular para “diabo” —, expressão que traduz o espírito provocador e criativo da mostra.
Programação do Festival
Serviço:
- 29/10 (quarta-feira): “The Stuff – A Coisa” (40 anos) – 20h
- 30/10 (quinta-feira) Sessão dupla: A Volta dos Mortos Vivos (40 anos) e Reanimator (40 anos) – 20h
- 31/10 (sexta-feira) O Vingador Tóxico – Troma Special – 20h
Museu Paranaense de Ciências Forenses
Avenida Visconde de Guarapuava, 2652 – Curitiba.