FIA ajusta regras para garantir competitividade nas corridas de F1 em 2026

Mudanças visam equilibrar o nível de dificuldade das ultrapassagens.

A FIA está pronta para intervir nas regras de ultrapassagem da F1 em 2026, buscando um equilíbrio entre facilidade e dificuldade nas corridas.

Cientes das mudanças que as novas regras trarão para a Fórmula 1 em 2026, a FIA se comprometeu a intervir se necessário para garantir que as ultrapassagens sejam desafiadoras, mas não impossíveis. A expectativa é alta, especialmente com a introdução de tecnologias como a aerodinâmica ativa e um novo modo de motor, que visa aumentar as oportunidades de ultrapassagem durante as corridas.

Mudanças significativas nas regras

O novo regulamento traz incertezas sobre como será a corrida em termos de competitividade. O diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, afirmou que a federação está atenta ao que acontecerá durante os testes de inverno e nas primeiras corridas da temporada, com a possibilidade de ajustes nas zonas de ativação e na duração do modo de ultrapassagem.

A importância do equilíbrio nas ultrapassagens

Tombazis enfatizou a necessidade de encontrar um equilíbrio nas ultrapassagens. Para ele, o ideal é que as corridas não se tornem um desfile de carros, mas também que não sejam tão difíceis a ponto de as posições já estarem definidas logo na largada. Para isso, a FIA possui mecanismos para ajustar a dificuldade das ultrapassagens conforme necessário.

O que esperar dos novos modos de motor

Com a introdução dos novos modos de motor, Tombazis acredita que os pilotos e equipes levarão um tempo para se acostumar com a nova dinâmica. O uso estratégico da energia será crucial, e é esperado que os pilotos aprendam como economizar e utilizar a energia da melhor forma possível para evitar ficar vulneráveis nas retas.

Como a FIA garantirá um bom espetáculo

A FIA está comprometida em monitorar o desempenho das equipes e intervenções serão feitas se as corridas não atenderem às expectativas de competitividade. A ideia é garantir que as corridas sejam emocionantes, com disputas acirradas e ultrapassagens estratégicas, mantendo o público engajado e satisfeito com o espetáculo que a Fórmula 1 oferece.

Fonte: www.the-race.com

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: