FIA confirma que todas as equipes de F1 estão obrigadas ao teto orçamentário de 2024; Aston Martin em “brecha processual”

s via Getty Images

Aston Martin é a única equipe a ter uma violação processual confirmada pela FIA

A FIA confirmou que todas as equipes de Fórmula 1 cumpriram o teto orçamentário de 2024, exceto a Aston Martin, que teve uma brecha processual.

FIA confirma cumprimento do teto orçamentário de 2024

A FIA confirmou que todas as dez equipes de Fórmula 1 cumpriram o teto orçamentário durante a temporada de 2024, exceto a Aston Martin, que foi identificada em uma “brecha processual”. A brecha, de natureza muito menor, surgiu devido a circunstâncias imprevisíveis fora do controle da equipe. A Aston Martin e a FIA chegaram a um Acordo de Violação Aceita (ABA) em 29 de setembro de 2025 para resolver a questão.

Histórico do teto orçamentário na F1

O teto orçamentário foi introduzido em 2021 com o objetivo de nivelar a competição entre equipes com orçamentos maiores e menores, começando em 145 milhões de dólares e sendo reduzido a 135 milhões de dólares para 2025. A FIA confirmou que todas as equipes forneceram as informações necessárias e agiram em boa fé durante o processo de verificação.

Brecha processual da Aston Martin

Durante a investigação, foi notificado que a Aston Martin não conseguiu apresentar toda a documentação necessária dentro do prazo, devido à falta de uma assinatura crucial de seu auditor, resultando na violação processual. A FIA esclareceu que não houve nenhuma acusação de que a Aston Martin buscou ou obteve vantagens indevidas em razão dessa brecha.

Implicações e próximos passos

Embora Aston Martin tenha sido a única equipe a enfrentar uma violação processual, todos os fornecedores de unidades de potência – Mercedes, Ferrari, Honda, Renault e Audi – foram considerados em conformidade com as normas. A equipe já se alinhou com a FIA para evitar futuros problemas relacionados ao cumprimento do teto orçamentário.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: