Filhote de toninha resgatado com vida na Ilha do Mel

Divulgação/LEC-UFPR

Animal da espécie em extinção foi encontrado na última sexta-feira e está em reabilitação

Filhote de toninha foi resgatado com vida na Ilha do Mel; animal está em reabilitação.

Na noite da última sexta-feira (24), uma filhote de toninha, espécie em extinção, foi resgatada na Ilha do Mel, litoral do Paraná. O animal, uma fêmea recém-nascida de 61 centímetros de comprimento total e 2,85 kg, foi encontrado por um turista e por um policial militar.

Assim que a filhote foi localizada, a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR) foi acionada. Os profissionais realizaram os primeiros procedimentos de suporte e avaliação clínica para, em seguida, transportarem a filhote de toninha para o Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD-UFPR), em Pontal do Sul.

Condições da filhote

De acordo com o médico-veterinário Fábio Henrique de Lima, a toninha apresentava sinais de fraqueza e instabilidade, características comuns em filhotes recém-nascidos. “Trata-se de um caso extremamente delicado, pois filhotes dessa idade demandam atenção constante e condições específicas para se manterem estáveis”, afirmou o veterinário. A equipe conta com o apoio de uma rede internacional de especialistas para conduzir o tratamento.

Cuidados contínuos

No CReD, a filhote de toninha permanece em processo de estabilização, recebendo cuidados intensivos e monitoramento contínuo. A equipe acompanha parâmetros clínicos, comportamento e resposta aos estímulos, garantindo as melhores chances de recuperação do animal.

A situação da filhote de toninha ressalta a importância da conservação das espécies marinhas e o trabalho das instituições envolvidas na reabilitação da fauna em extinção.

PUBLICIDADE

Relacionadas: