O escritor português Valter Hugo Mãe, conhecido por sua paixão pelo Brasil, celebra a adaptação cinematográfica de sua obra “O Filho de Mil Homens” por talentos brasileiros. O filme, com estreia prevista na Netflix ainda este ano, tem deixado o autor empolgado com o resultado.
Atualmente no Brasil para participar da Flip 2025 e divulgar seu novo livro, “Educação da Tristeza”, Valter Hugo Mãe expressou sua satisfação com a adaptação da sua história para as telas.
“Eu acho que o filme está absolutamente magnífico. Acho que vai ser o filme do ano, o filme da década”, declarou o escritor. Ele acredita que a direção e o elenco receberão todos os prêmios possíveis, expressando seu descontentamento caso contrário.
“O Filho de Mil Homens” é dirigido e roteirizado por Daniel Rezende, que já foi indicado ao Oscar pela edição de “Cidade de Deus”. O elenco conta com Rodrigo Santoro no papel principal, acompanhado por Rebeca Jamir, Johnny Massaro, Miguel Martines, Juliana Caldas, Grace Passô, Inez Vianna, Lívia Silva e Antonio Haddad.
Embora não tenha se envolvido diretamente na produção, o autor assegura que o filme será fiel à essência do livro. “É a mesma história que eu criei, mas contada num suporte diferente”, afirmou.
A trama acompanha Crisóstomo (Rodrigo Santoro), um pescador solitário que sonha em ser pai e adota Camilo, um menino órfão, em busca de construir uma família.
Valter Hugo Mãe também demonstrou satisfação em ver sua obra adaptada por profissionais brasileiros, ressaltando a influência da cultura brasileira em sua formação. “Fiquei muito feliz quando a opção foi feita de ‘O Filho de Mil Homens’ ser contado a partir do sotaque e do lugar do Brasil”, disse. O autor mencionou a importância do audiovisual brasileiro, elogiando cineastas, atores e a qualidade das produções. Ele ainda acrescentou que suas primeiras interações com o Brasil foram através das telenovelas e seus elencos talentosos.
O escritor fez tantos elogios ao filme que demonstra grande expectativa para que o público possa compreender seu entusiasmo após a estreia. A produção tem estreia prevista para 2025, mas a data exata ainda não foi confirmada.