FMI projeta crescimento da economia brasileira em 2025

Previsões do Fundo Monetário Internacional para o Brasil

O FMI melhorou a projeção de crescimento do PIB do Brasil para 2,4% em 2025, mas prevê desaceleração para 1,9% em 2026.

SÃO PAULO, 4 de outubro de 2023 — O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a projeção de crescimento do Brasil para 2025, estimando agora uma expansão de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, 0,1 ponto percentual acima da previsão anterior. Entretanto, a instituição vê uma desaceleração mais intensa para 2026, reduzindo sua expectativa de crescimento para 1,9%. O relatório Perspectiva Econômica Global destaca que os sinais de moderação na economia brasileira surgem em meio a políticas monetárias e fiscais restritivas.

Desafios econômicos

O FMI observa que a atividade econômica do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2023, conforme indicado pelos dados do IBGE, refletindo um cenário de enfraquecimento em decorrência da política monetária restritiva, que mantém a taxa Selic em 15%. Além disso, a inflação média anual para 2023 é projetada em 5,2%.

Impactos das tarifas dos EUA

As tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros têm um impacto significativo na economia. Em agosto, foi anunciada uma tarifa de 50% sobre as exportações, o que gerou tensões comerciais. O governo brasileiro está buscando negociar com os EUA, e as conversas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump podem trazer mudanças nesse cenário.

Expectativa para o futuro

O FMI também prevê que a dívida do Brasil aumentará significativamente em relação ao PIB em 2025, comparando-o a países como China e França. A expectativa é de que a economia global enfrente desafios adicionais, o que pode afetar a demanda externa e a capacidade do governo de estimular a economia. O relatório sublinha que, apesar das dificuldades, o Brasil deve continuar a apresentar crescimento, impulsionado em parte por uma produção agrícola robusta.

PUBLICIDADE

Relacionadas: