Formato das corridas sprint na F1 e suas mudanças em 2025

Lando Norris will be eyeing a strong sprint race in Brazil

Entenda como funciona o novo formato de qualificação e as corridas sprint na temporada atual

O GP do Brasil será palco da quinta corrida sprint da temporada 2025 da F1, com formatos de qualificação revisados.

Neste final de semana, o Grande Prêmio do Brasil será palco da quinta corrida sprint da temporada de 2025 da F1. O formato das corridas sprint foi introduzido em 2021 como uma forma de aumentar a competitividade durante os fins de semana de corrida. Na temporada de 2025, a qualificação para a corrida sprint acontece na sexta-feira, enquanto a qualificação tradicional permanece no sábado.

Mudanças no formato das corridas

O formato foi revisado em 2024, permitindo que a qualificação da sprint ocorra na sexta-feira à tarde, substituindo uma das sessões de prática. Isso significa que os pilotos terão apenas um treino livre antes da corrida. O sprint em si é uma corrida de 100 km, que corresponde a um terço da distância da corrida principal, e não afeta a formação do grid para a corrida de domingo.

Pontuação e estrutura das sprints

Os pontos são concedidos aos oito primeiros colocados da corrida sprint, com a seguinte distribuição: P1 recebe oito pontos, P2 sete, P3 seis, P4 cinco, P5 quatro, P6 três, P7 dois e P8 um. Essa estrutura valoriza a competitividade e recompensa os pilotos que se destacam durante a corrida sprint, mesmo que isso não influencie a corrida principal.

Próximos eventos e locais

Além do Brasil, outros locais como China, Miami, Bélgica, Austin e Catar também receberão corridas sprint durante a temporada. A primeira corrida sprint de 2025 foi vencida por Lewis Hamilton na China, seguida por vitórias de Lando Norris em Miami e Max Verstappen em Spa-Francorchamps e Austin. As mudanças no formato visam aumentar a emoção e o engajamento dos fãs, refletindo um esforço contínuo para tornar a F1 ainda mais atrativa.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: