Frente fria provoca chuvas e ventos fortes no Sul e Sudeste

Hugo Barreto/Metrópoles

Temperaturas devem cair ao longo da semana em várias regiões do Brasil

Uma frente fria avança pelo Sul e Sudeste, provocando chuvas fortes e ventos intensos.

Uma frente fria que avançou pelo Sul e Centro-Oeste do Brasil ao longo do fim de semana chega ao Sudeste nesta segunda-feira (27/10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva forte, ventos intensos e risco de temporais isolados. As temperaturas também devem cair nas regiões ao longo da semana.

Alertas meteorológicos

O órgão emitiu alertas meteorológicos para 18 estados, indicando risco potencial para chuvas fortes e ventos costeiros. Os avisos são representados pela cor amarela, indicando a menor intensidade.

Impactos nas regiões

Uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, que gerou instabilidades no Rio Grande do Sul, se mantém em Santa Catarina e no Paraná. Pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte, devem atingir o oeste e sul de Santa Catarina, com ventos que podem superar os 60 km/h. A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h.
Em São Paulo, a segunda-feira começa abafada, mas as pancadas de chuva retornam à tarde, principalmente na capital e no interior. Já em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o clima permanece quente até a terça-feira (28/10), quando a frente fria deve derrubar as temperaturas e aumentar a probabilidade de chuvas intensas.

Condições no Centro-Oeste

O tempo firme predomina no Centro-Oeste, com sol e calor. Em Goiás e no Distrito Federal, os índices de umidade podem cair abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia. Em Mato Grosso do Sul, a frente fria deve provocar chuvas intensas e possíveis temporais ao longo da semana, com ventos semelhantes aos do sul do estado.
No litoral do extremo sul da Bahia, há um alerta para acumulados de chuva de até 50 mm/dia, além de riscos de alagamentos. No Norte do Brasil, as instabilidades continuam concentradas em áreas como o Amazonas e Rondônia, com possibilidade de chuvas fortes e trovoadas.

PUBLICIDADE

Relacionadas: