Sistema provoca instabilidade em várias regiões do país
Uma frente fria avança pelo Brasil, trazendo chuvas intensas e instabilidade em 16 estados. A previsão é de alagamentos e descargas elétricas em várias regiões.
Nesta quarta-feira (5 de novembro de 2025), uma frente fria avança pelo Brasil, canalizando áreas de instabilidade do Norte para o Centro-Oeste e o Sudeste. O sistema aumenta o potencial para chuvas em amplas áreas do país e mantém o tempo instável entre Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Aumento da instabilidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a instabilidade se espalha ao longo do dia. No período da manhã, a chuva se concentra em parte do Centro-Oeste e do interior de Minas. À tarde e à noite, as áreas de instabilidade ganham força, atingindo também o estado de São Paulo e o Sul de Goiás, enquanto o tempo fica mais encoberto no Rio de Janeiro.
Risco de chuvas intensas
O risco de acumulados elevados de precipitação se mantém em toda a faixa central do país, com possibilidade de alagamentos pontuais e descargas elétricas. De acordo com o Inmet, 16 estados estão sob alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas, tempestades ou acumulado de chuva: AM, BA, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PR, RJ, RR, RO, SP e TO.
Condições variadas no Nordeste
Enquanto isso, no Nordeste, o cenário é oposto, com o ar seco predominando no interior, garantindo tempo firme e temperaturas elevadas. Apenas a faixa litorânea deve registrar variação de nuvens e pancadas rápidas, especialmente entre o Recôncavo Baiano e o litoral de Pernambuco.
Expectativas para o fim de semana
Entre sexta e sábado, a baixa pressão que atualmente atua sobre o Paraguai deve se aprofundar, dando origem a um ciclone extratropical, que avança em direção à costa do Sul e do Sudeste. Esse sistema deve começar a se desenvolver no fim da semana, com potencial para influenciar o tempo na faixa litorânea, mas os impactos diretos ainda estão sendo monitorados.