Onda de frio de origem argentina deve impactar o clima em nove estados brasileiros a partir desta sexta-feira (8), com temperaturas baixas persistindo até a próxima quarta-feira (13). A massa de ar polar trará um período de frio intenso para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de provocar friagem em áreas do Norte, como Acre e Rondônia.
A redução de temperatura será sentida inicialmente no Rio Grande do Sul nas primeiras horas da manhã, com a queda se estendendo para Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. Desta vez, espera-se um período prolongado de mínimas e máximas baixas, com o frio se fazendo sentir por mais tempo em diversas regiões.
Em áreas marcadas em azul escuro no mapa, as temperaturas mínimas deverão ficar 5°C ou mais abaixo da média para o período. Já nas áreas em azul claro, as mínimas devem variar entre 3°C e 5°C abaixo da média.
Grande parte do Sul, com exceção do extremo sul e litoral gaúcho, além de São Paulo, sul e Triângulo de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro, todo o Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás estão sob alerta de onda de frio.
A queda acentuada de temperatura, combinada com a presença de um ciclone em alto mar e ventos úmidos, pode trazer precipitação invernal (chuva congelada) para o planalto e a serra catarinense, e para a região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, especialmente durante a madrugada e manhã de sábado (9).
O risco de geada aumenta em grande parte do Sul e em Mato Grosso do Sul, principalmente nas manhãs de sábado e domingo (10). Com as temperaturas baixas e um amanhecer de tempo aberto, várias cidades do interior de São Paulo também podem registrar o fenômeno, especialmente a região de Piracicaba, Tatuí, Rio Claro, Serra Negra, Botucatu e Boituva, além do oeste e sudoeste paulista, incluindo Rancharia e áreas do Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira, e o extremo sul de Minas Gerais.