Furacão Melissa atinge a Jamaica e avança para Cuba

Tempestade de categoria cinco traz ventos de até 280 km/h e já causou cortes de energia na Jamaica.

Nesta terça-feira (28), o Furacão Melissa, classificado como categoria cinco, impacta a Jamaica com ventos de até 280 km/h. A tempestade já causou cortes de energia em mais de 52 mil residências, conforme informações do Serviço Público da Jamaica (JPS).

Impacto na Jamaica

A pressão central do furacão diminuiu, indicando uma intensificação da tempestade. Espera-se que ventos sustentados variem entre 119 km/h e 280 km/h, com rajadas que podem ultrapassar 320 km/h, principalmente nas áreas montanhosas. A aproximação do núcleo do furacão deve trazer condições severas à Jamaica já no início da manhã.

Avanço para Cuba

Após passar pela Jamaica, o Furacão Melissa deve atravessar o sudeste de Cuba na manhã de quarta-feira (29) e seguir em direção às Bahamas. Um alerta de furacão está ativo para o centro e sudeste das Bahamas, enquanto um alerta de tempestade tropical permanece nas Ilhas Turcas e Caicos. As autoridades recomendam que a população esteja preparada para fortes rajadas de vento e chuvas intensas.

Restabelecimento de energia

Equipes da JPS estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia, já tendo recuperado o serviço para mais de 30 mil clientes. Contudo, as condições climáticas adversas e o terreno montanhoso dificultam a recuperação total. O JPS afirmou que continuará os esforços assim que a segurança de suas equipes for garantida.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: