Furacão Melissa se aproxima da Jamaica e causa alerta

Furacão Melissa • REUTERS

Com ventos de 257 km/h, fenômeno se torna o mais forte a atingir a ilha

Furacão Melissa alcança categoria 5 e se aproxima da Jamaica, com ventos de 257 km/h.

O furacão Melissa se intensificou rapidamente durante o fim de semana, atingindo a rara categoria 5, com ventos de 257 km/h. O NHC (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos) avalia que ele chegue na Jamaica na manhã de terça-feira (28), tornando-se o fenômeno mais forte já registrado a atingir a ilha.

Impacto na Jamaica

O centro do furacão está localizado a cerca de 209 km ao sul de Kingston, capital do país, e a tempestade se move para oeste a apenas 5 km/h. “Não se aventurem a sair de seu abrigo seguro”, alertou o NHC na manhã desta segunda-feira (27). Inundações repentinas catastróficas e potencialmente fatais, além de inúmeros deslizamentos de terra, são prováveis de hoje a terça-feira. Ventos destrutivos, especialmente nas montanhas, começarão a soprar esta noite, causando extensos danos à infraestrutura.

Ordem de evacuação

O governo jamaicano emitiu ordens de retirada obrigatórias na noite de domingo (26) para diversas comunidades costeiras vulneráveis, incluindo partes de Kingston. “A maré de tempestade é esperada principalmente sobre o lado sul da ilha”, disse Evan Thompson, diretor principal do Serviço Meteorológico da Jamaica, no domingo.

Alertas em outros países

Um alerta de furacão está em vigor para a Jamaica, onde condições de furacão são esperadas para a noite de segunda-feira. Cuba e as Bahamas também emitiram alertas, enquanto um alerta de tempestade tropical foi declarado para grande parte do Haiti.

Consequências da tempestade

O movimento lento do Melissa já causou problemas, resultando em inundações e deslizamentos de terra no Haiti e na República Dominicana, onde mortes foram registradas. O furacão dobrou de intensidade no fim de semana, passando por uma intensificação rápida sobre águas quentes no Caribe, fenômeno que se torna cada vez mais comum com o aquecimento global.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: