FURG lança curso pioneiro de engenharia de robôs

Imagem gerada por IA

Iniciativa visa atender demanda por profissionais em robótica e IA

A FURG será a primeira universidade pública a oferecer um curso de engenharia de robôs, com início previsto para 2026.

A FURG (Universidade Federal do Rio Grande) será a primeira instituição pública do país a oferecer o curso de engenharia de robôs, com início previsto para 2026. A nova graduação foi aprovada pelo Coepea (Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração) e surge para atender à crescente demanda do mercado por profissionais especializados em automação, robótica e inteligência artificial.

Detalhes do curso

Serão oferecidas 40 vagas anuais a partir do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026. O curso terá duração de cinco anos, em período integral, e uma carga horária total de 3.795 horas, com disciplinas que vão de fundamentos da engenharia como física, matemática e eletrônica, até conteúdos avançados em robótica móvel e industrial, visão computacional, robótica subaquática, aérea e de reabilitação.

Impacto na educação superior

De acordo com a reitora Suzane Gonçalves, a criação do curso representa um passo importante para o ensino público brasileiro. “A FURG tem um histórico de excelência em robótica e agora assume, com responsabilidade e entusiasmo, o desafio de formar engenheiros preparados para os desafios da indústria 5.0”, afirmou. Para o diretor do Centro de Ciências Computacionais, Eder Gonçalves, o novo PBIA (Plano Brasileiro de Inteligência Artificial) foi fundamental para a criação deste curso.

Reconhecimento e parcerias

O C3 é reconhecido como uma das principais escolas de robótica do país e abriga o iTec/FURG-Embrapii, unidade voltada ao desenvolvimento de soluções em ciência de dados, automação e robótica. A FURGBot (Fbot), equipe de robótica da instituição, é tetracampeã nacional na Competição Brasileira de Robótica, destacando a capacidade dos alunos na área. O projeto do curso contou com a colaboração de diversas unidades acadêmicas, garantindo uma formação robusta e alinhada às necessidades do país.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: