Ministro do STF solicita mudança de turma após absolvição de réus
Ministro pede para deixar a Primeira Turma após absolvição de réus em julgamento de golpe.
Após votar pela absolvição de Jair Bolsonaro (PL) e outros cinco réus do “núcleo 1”, além de absolver por falta de provas sete réus do grupo de desinformação da trama golpista, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu para deixar a Primeira Turma. O pedido foi feito ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, enquanto Fux proferia seu voto no plenário da Ação Penal nº 2.694.
Mudança de turma
Fux manifestou interesse em compor a Segunda Turma do STF, considerando a vaga aberta pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Caso o pedido seja aceito de forma imediata, Fux ficará fora das análises dos próximos julgamentos dos réus denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Julgamentos agendados
Os julgamentos dos núcleos 2 e 3 já estão marcados. O grupo 3 começará a ser julgado no dia 11 de novembro, enquanto o núcleo 2, responsável por elaborar a “minuta do golpe”, está agendado para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro. O novo ministro que ocupará a vaga de Barroso deve ser indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com Jorge Messias como favorito para a posição.