Investimento de meio milhão em anúncios após operação policial
Governo federal investiu cerca de R$ 500 mil em anúncios sobre segurança pública após megaoperação no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortes.
O governo federal gastou cerca de meio milhão de reais em anúncios pagos nas redes sociais sobre segurança pública desde a última terça-feira (28) — data da megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes.
Investimento em anúncios
Este dinheiro foi pago à Meta, empresa dona de Facebook e Instagram, para mais de dez impulsionamentos de publicações online. Os números constam na Meta Ad Library, ferramenta voltada à transparência sobre anúncios exibidos nas plataformas. Para levar as postagens a mais pessoas, o governo pagou entre R$ 457 mil e R$ 545 mil até a manhã deste sábado (1º), segundo dados da plataforma de transparência consultados pela CNN.
Reações à operação
A megaoperação no Rio de Janeiro acendeu um embate político sobre segurança pública no Brasil. Uma pesquisa recente mostra que 69,6% da população do Rio é favorável às operações policiais, enquanto 57% veem a operação como um sucesso. Entre as publicações impulsionadas, uma delas critica a letalidade da operação e defende que ações de segurança precisam ser acompanhadas de inteligência. Outra fala sobre a PEC (proposta de emenda à Constituição da Segurança), que altera regras sobre a atuação das forças de segurança.
Contexto político
A CNN procurou a Secretaria de Comunicação do governo para que comentasse o tema. Até o momento da publicação da reportagem, não houve resposta.