O piloto da Mercedes propõe mudanças nas estratégias de corrida e pneus para aumentar a competitividade
George Russell apresenta uma abordagem inovadora para resolver os problemas de pneus na Fórmula 1.
George Russell propõe solução mágica para o problema dos pneus na F1
George Russell, piloto da equipe Mercedes, apresenta uma proposta inovadora que ele acredita ser uma “solução mágica” para os desafios enfrentados pela Fórmula 1 em relação aos pneus e às estratégias de corrida. Com o aumento das corridas de uma parada e a falta de degradação dos pneus, a F1 tem buscado alternativas para tornar as provas mais emocionantes. Entre as medidas discutidas, a F1 Commission debateu a possibilidade de tornar obrigatórias as corridas de duas paradas a partir da temporada de 2026.
A proposta de Russell surge em um contexto onde as equipes estão constantemente buscando maneiras de otimizar seus desempenhos nas pistas. “Se você pudesse magicamente criar um pneu que permitisse, por exemplo, que o pneu duro funcionasse por 30 voltas antes de perder a eficiência, o médio por 20 voltas e o macio por 10, isso criaria muito mais dinâmica nas corridas”, afirmou Russell em entrevista.
A necessidade de estratégia e variação nos pneus
Russell enfatiza que a falta de degradação dos pneus tem levado a uma monotonia nas corridas, onde as estratégias se tornam previsíveis. Ele ressalta a importância de ter uma variedade de pneus que se desgastem de maneira diferente, permitindo que os pilotos escolham suas estratégias com base em suas preferências e nas condições da pista. “Se os pneus não estiverem se degradando adequadamente, não importa quantas paradas você faça, a ultrapassagem se torna difícil”, explicou.
A Pirelli, fornecedora de pneus para a Fórmula 1, enfrenta o desafio de desenvolver pneus que atendam a diferentes circuitos e condições. Russell reconhece que a diversidade de superfícies de asfalto em cada pista complica o desenvolvimento de um pneu ideal. “Se todos os tarmacs fossem iguais, seria muito mais fácil para eles desenvolverem um pneu adequado que funcionasse em cada circuito”, comentou.
O futuro das paradas obrigatórias
Atualmente, a discussão sobre a obrigatoriedade das paradas nas corridas está em andamento, mas a implementação de uma regra que exija duas paradas obrigatórias não será decidida antes de 2027. Russell acredita que essa mudança deve estar acompanhada de pneus mais macios, que promovam uma maior degradação. Para ele, é crucial que haja uma diferença clara entre os desempenhos dos pneus, a fim de garantir que as corridas sejam emocionantes e que os pilotos possam realmente competir uns contra os outros.
“Quando há uma diferença no ritmo dos carros e, ao mesmo tempo, uma variação na performance dos pneus, é quando as ultrapassagens acontecem. Se não houver essa diferença, não importa se você fizer uma, duas ou três paradas, as ultrapassagens não ocorrerão”, finalizou Russell.
A proposta de Russell traz à tona a necessidade de repensar os pneus e as estratégias de corrida na Fórmula 1, buscando um equilíbrio entre a performance dos carros e a emoção das corridas. À medida que as discussões continuam, os fãs da F1 aguardam ansiosamente as mudanças que poderão ser implementadas nas próximas temporadas.
Fonte: racingnews365.com
Fonte: Russell Austin Saturday