Gleisi celebra vitória de prefeito democrata em Nova York

Gil Ferreira/SRI-PR

Significado da eleição para a política global

A ministra Gleisi Hoffmann destacou a eleição de Zohran Mamdani em Nova York como um sinal de esperança contra políticas extremistas.

Em 5 de novembro de 2025, às 09:40, a ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann (PT), celebrou a eleição de Zohran Mamdani, um político socialista, para a Prefeitura de Nova York. O novo prefeito, que será o primeiro muçulmano a assumir o cargo, é um conhecido opositor às políticas de Donald Trump.
Gleisi destacou em suas redes sociais que a vitória de Mamdani é uma forte mensagem de rejeição às políticas de extrema-direita do ex-presidente, refletindo a opinião dos eleitores na maior cidade dos Estados Unidos. Segundo a ministra, essa eleição representa um sinal de esperança para todos aqueles que lutam pela paz e pela democracia em nível global.

Quem é Zohran Mamdani

Zohran Mamdani, com apenas 34 anos, se tornou o mais jovem prefeito de Nova York. Nascido em Kampala, Uganda, ele é filho de uma mãe indiana e de um pai ugandense, tendo se mudado para Nova York aos sete anos. Mamdani se destacou academicamente, tendo frequentado a Bronx High School of Science e graduado em artes pelo Bowdoin College. Seu pai, Mahmood Mamdani, é professor na Universidade de Columbia, enquanto sua mãe, Mira Nair, é uma cineasta renomada.
Mamdani faz parte da ala de esquerda do Partido Democrata e é filiado aos Socialistas Democráticos da América, fato que o distingue de muitos outros democratas tradicionais. Sua eleição é vista como um avanço significativo para a representação de vozes progressistas na política americana.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: