Entenda a polêmica envolvida na mudança
O Google Maps removeu a divisa entre Marrocos e o Saara Ocidental, um dia após a votação da ONU sobre a autonomia da região.
Google Maps remove divisa entre Marrocos e Saara Ocidental
Em 1º de novembro de 2025, o serviço de mapas Google Maps no Marrocos removeu as linhas pontilhadas que delimitavam a divisa do país com o Saara Ocidental. Essa mudança acontece um dia após a votação das Nações Unidas que apoiou a autonomia marroquina sobre a região, um território que há décadas é objeto de disputa entre o Marrocos e o movimento de independência saarauí, a Frente Polisário, que conta com o apoio da Argélia.
Resolução da ONU e seus impactos
Na sexta-feira, 31 de outubro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou um plano marroquino para o Saara Ocidental, com 11 votos a favor. A Rússia, a China e o Paquistão se abstiveram, enquanto a Argélia não votou. O embaixador dos EUA na ONU, Mike Waltz, expressou contentamento com a aprovação da resolução, que ele considerou um passo importante para a paz na região.
Repercussão da alteração no Google Maps
A remoção da fronteira no Google Maps parece afetar apenas a versão marroquina do aplicativo. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre a alteração, que gera discussões sobre a representação geopolítica no serviço de mapas.