Comitiva liderada por Geraldo Alckmin busca trégua tarifária com os EUA
Na próxima semana, o governo brasileiro irá a Washington para negociar tarifas com os EUA.
Na próxima semana, uma comitiva do governo brasileiro irá a Washington, capital dos Estados Unidos, para rodadas de negociações sobre o tarifaço estabelecido por Donald Trump contra o Brasil. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, liderará a viagem, conforme informações de executivos que se reuniram com membros do governo.
Objetivo das negociações
O foco principal desta rodada de negociações é convencer os americanos a aceitarem uma “trégua” nas tarifas, reduzindo-as de 50% para 10% por um período de 90 dias, o que permitiria que Brasil e Estados Unidos dialogassem. Os empresários acreditam que as negociações podem durar entre 60 e 90 dias, e não descartam que a resolução fique para 2026. Entre as propostas em discussão estão parcerias comerciais, com destaque para a colaboração na exploração de terras raras.
Preparativos e expectativas
Durante esta semana, técnicos do Itamaraty e do Mdic têm trabalhado intensamente nos preparativos para as negociações. Apesar de a CNN ter informado que o governo avaliava a viagem, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) ainda não confirmou oficialmente a ida à capital americana. Após uma conversa entre os presidentes Lula e Trump, o presidente dos EUA sinalizou que estaria disposto a participar das negociações, embora não tenha garantido a diminuição das tarifas sobre produtos brasileiros.