Governo discutirá soluções para crise dos chips com montadoras e autopeças

m feita por IA

Reunião visa mitigar impacto da escassez de semicondutores na produção de veículos

Governo irá se reunir com montadoras na terça-feira para discutir a crise de chips no Brasil.

Governo discutirá soluções para crise dos chips

O governo vai se reunir na terça-feira (28) com montadoras e autopeças para discutir medidas contra a escassez de chips no Brasil — após a indústria alertar a gestão federal de que a falta de semicondutores poderia paralisar a produção de veículos no país e pedir soluções. A reunião contará com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin. O encontro ainda não aparece em sua agenda, mas está marcado para acontecer na sede da pasta.

Setor produtivo busca soluções

Foram chamados para a reunião a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e outros representantes do segmento industrial de veículos. Fontes próximas ao assunto disseram que o setor produtivo pretende, num primeiro momento, insistir para que o governo acione canais diplomáticos junto à China a fim de pedir a retomada das exportações de semicondutores ao Brasil.

Impactos da crise

Segundo o segmento, a atual crise de escassez é semelhante à vivida durante a pandemia — afetando as montadoras e outras indústrias. As montadoras indicam que a nova crise se deve a disputas geopolíticas que se intensificaram neste mês. Em outubro, o governo holandês assumiu o controle da fabricante Nexperia, gigante de semicondutores com sede no país e subsidiária de um grupo chinês. Em resposta, a China impôs restrições à exportação de semicondutores produzidos pela empresa em território chinês, restringindo a venda de chips e outras tecnologias para todas as partes do globo.

Uso de semicondutores nos veículos

Um veículo moderno usa, em média, de 1 mil a 3 mil chips, que são essenciais para processar sistemas como injeção eletrônica, sensores, freios ABS, airbags e controle de motor, entre outros mecanismos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: