Obra está em construção com recursos públicos e visa eliminar dependência de balsas
Governo do Paraná garante que não haverá cobrança de pedágio na Ponte de Guaratuba, em construção com recursos públicos. A obra visa substituir o sistema de balsas entre Matinhos e Guaratuba.
A polêmica em torno da possível cobrança de pedágio na futura Ponte de Guaratuba, em construção no Litoral do Paraná, gerou debates nas redes sociais nas últimas semanas. O governo estadual assegurou que não haverá tarifa para a ponte, que está sendo financiada integralmente com recursos públicos e visa eliminar a dependência das balsas entre Matinhos e Guaratuba.
Detalhes da obra
Em comunicado, o Governo do Paraná enfatizou que a construção da Ponte de Guaratuba está em andamento e é uma das iniciativas do pacote de investimentos em infraestrutura do estado. Com cerca de 1,2 km de extensão, a ponte promete agilidade na travessia, beneficiando a população local que, por décadas, dependeu das balsas para realizar o trajeto.
Comparação com outras obras
Contrapõe-se a essa realidade a Ponte Salvador–Itaparica, na Bahia, que será erguida sob concessão à iniciativa privada e terá pedágio. Com 12,4 quilômetros de extensão, a obra baiana exigirá investimento de R$ 10 bilhões e contará com novos acessos viários. O contrato de concessão terá duração de 35 anos, prevendo tarifas para operação e manutenção. As obras na Bahia estão programadas para iniciar em junho de 2026 e devem ser concluídas em 2031.
Impacto na região
A Ponte de Guaratuba é considerada uma das obras mais esperadas pela população. A eliminação da necessidade de balsas não apenas melhorará a mobilidade na região, mas também pode impulsionar o desenvolvimento econômico local, facilitando o transporte e a logística.