Uma frente fria avança sobre o país, trazendo consigo a possibilidade de temporais e até chuva de granizo para a Região Sul nesta terça-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o volume de chuva mais expressivo deve atingir o Rio Grande do Sul ao longo do dia. O leste de Santa Catarina e do Paraná, em áreas próximas às fronteiras com a Argentina e o Paraguai, também devem sentir os efeitos da frente fria.
Enquanto isso, o interior do país enfrenta um cenário de tempo seco e quente, característico da estação, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% na região central. O Inmet recomenda à população da área aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas intensas e a exposição prolongada ao sol durante as horas de maior calor.
Na Região Centro-Oeste, as altas temperaturas podem gerar sensação térmica acima dos 40°C em cidades como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Apesar do calor intenso, os dois estados estão sob alerta de risco potencial para tempestades. Goiás (GO) e o Distrito Federal (DF) estão sob aviso meteorológico devido à baixa umidade.
No Sudeste, a previsão é de tempo firme, apesar da presença de muitas nuvens, especialmente nas capitais. Pancadas de chuva moderada são esperadas no norte do Espírito Santo e no oeste de Minas Gerais, próximo à divisa com a Bahia. As temperaturas máximas previstas para as capitais são de 28°C em São Paulo (SP), 23°C em Vitória (ES), e 25°C em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ).
O tempo deve fechar no litoral do Nordeste, com destaque para Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Já no Piauí, Ceará, Maranhão e na maior parte do Rio Grande do Norte, o tempo deve permanecer estável e com poucas nuvens. Teresina (PI) deve registrar a maior temperatura máxima da região, com 37°C.
No Norte do país, o tempo instável prevalece em estados como Acre, Amapá, Rondônia e no Amazonas , além do nordeste do Pará. Em Roraima, o tempo permanece firme, apesar da grande quantidade de nuvens. As máximas para as capitais da região devem variar entre 33°C, em Rio Branco (AC), e 35°C, em Macapá (AP) e Porto Velho (RO).