Guarapuava se destaca na ciência com evento estadual

Abertura da 5ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A 5ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná iniciou na segunda-feira em Guarapuava, com uma programação diversificada e interativa.

Na noite de segunda-feira (29), Guarapuava se tornou o centro das atenções da ciência paranaense com a abertura da 5ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2025. O Auditório Francisco Contini da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ficou lotado durante a cerimônia oficial. O evento, coordenado pela Unicentro e financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária, integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na ação contra a mudança global do clima”.

Objetivos e programação do evento

O principal objetivo do Paraná Faz Ciência 2025 é disseminar o conhecimento científico, envolvendo a população em atividades que unem ciência, cultura e inovação. A programação inclui mostras científicas, feira de profissões, oficinas, exposições e apresentações culturais, com atendimento ao público das 9h às 21h até a próxima sexta-feira (3). Haverá transporte gratuito saindo dos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, além de espaço Kids no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

Importância para a comunidade

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, ressaltou a responsabilidade da universidade ao sediar o evento. Ele destacou que a programação diversificada e interativa visa despertar o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia, ressaltando a importância do evento para o desenvolvimento do estado. O vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, mencionou que foram preparadas mais de 250 atividades para os participantes, promovendo interação e aprendizado.

Apoio e parcerias

O Paraná Faz Ciência conta com o apoio da Prefeitura de Guarapuava e parcerias com várias instituições, incluindo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Fundação Araucária. O evento é uma oportunidade para aproximar a ciência do cotidiano da população e promover a educação científica entre jovens e adultos.
A expectativa é que o evento, que já se consolidou no calendário científico do Brasil, continue a fomentar o interesse pela pesquisa e inovação entre os jovens, contribuindo para a formação de futuros cientistas no estado.

PUBLICIDADE

Relacionadas: