Halloween é feriado em algumas cidades do Brasil

ilustração/ Freepik

Confira onde a data é comemorada e as celebrações locais

Embora não seja feriado nacional, o Halloween é celebrado em algumas cidades brasileiras.

Embora o Halloween não seja considerado um feriado nacional no calendário do Brasil, a data 31 de outubro coincidirá com alguns feriados municipais, vinculados a celebrações religiosas ou aniversários de emancipação de cidades brasileiras. Popularmente conhecida como “Dia das Bruxas”, a celebração foi criada como véspera do Dia de Todos os Santos.

Consolidado como feriado nos Estados Unidos, no Brasil a data ganha relevância apenas em contextos locais. Municípios como Bom Retiro do Sul (RS), Campo Bonito (PR), Pedreira (SP), São Miguel do Guamá (PA) e Viseu (PA) e Mineiros (GO) celebram aniversários de emancipação política no dia.

Considerado como feriado municipal nessas localidades, 14 estados suspendem as atividades comerciais e serviços públicos, seguindo legislações únicas. O feriado não interfere no funcionamento do Governo Federal ou empresas de abrangência interestadual.

Dia da Reforma Protestante

O Dia da Reforma Protestante também está marcado para o dia 31 de outubro, sendo feriado em cidades com a influência luterana. No Rio Grande do Sul, 48 municípios adotam a data, como Lajeado, Santa Rosa e Teutônia. Entre os estados que suspendem as atividades, 15 dos municípios estão em Santa Catarina, como Anchieta, Pomerode e Maravilha.

No Paraná, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon também adotam o feriado. Estados como Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso também registram adesões, como Afonso Cláudio (ES) e Paracatu (MG). Já em São Paulo, apenas Itapira considera feriado.

Adaptações locais

Em Pernambuco, o dia 31 é reconhecido como o Dia Estadual da Consciência Evangélica, feriado adotado em cidades como Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Já no Ceará, municípios como Boa Viagem e Madalena celebram o Dia da Reforma Protestante, enquanto na Bahia, localidades como Miguel Calmon e Barreiras seguem o mesmo modelo.

Em outras regiões, o nome da celebração é alterado: cidades como Nova Venécia (ES) e João Pinheiro (MG) comemoram o chamado ‘Dia do Evangélico’. As diferentes nomenclaturas demonstram como cada município adapta a celebração à sua tradição local, mantendo o 31 de outubro como uma data de feriado ou ponto facultativo municipal.

PUBLICIDADE

Relacionadas: