Entregas ocorrem após acusações de violação de acordo
Hamas informou que vai liberar dois corpos de reféns, em meio a tensões com Israel e novas acusações de violação de acordo.
Em 30 de outubro de 2025, o Hamas informou que entregará mais dois corpos de reféns, em meio a pressões de Israel e novas acusações de violação de acordo. O anúncio foi feito pelas Brigadas Qassam, que confirmaram a entrega à tarde, em cumprimento à primeira fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Contexto da situação
A decisão do Hamas ocorre após Israel realizar novos ataques em Gaza, justificando que o grupo teria violado o pacto ao atrasar a entrega de corpos de israelenses. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenou, em 28 de outubro, que o Exército realizasse ataques imediatos na região, resultando em ao menos 104 mortos e 253 feridos, incluindo 78 crianças. Esses ataques foram considerados uma quebra do cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
Reações e implicações
O Hamas negou qualquer envolvimento em incidentes recentes e reafirmou seu compromisso com o acordo de cessar-fogo. A entrega dos corpos será feita à Cruz Vermelha, que organizará um comboio para o Exército israelense. Apesar das tensões, Israel afirmou que continuará a manter o pacto, respondendo firmemente a qualquer violação.