A artista fala sobre sua trajetória e a representação de pessoas com deficiência na televisão
Aos 33 anos, Haonê Thinar estreia como Pamela na novela Dona de Mim, trazendo uma nova perspectiva sobre pessoas com deficiência.
Aos 33 anos, Haonê Thinar estreia na televisão como Pamela, em Dona de Mim. A artista, que perdeu uma perna devido a um osteossarcoma, afirma que a teledramaturgia deve quebrar tabus sobre pessoas com deficiência. “Não gosto que fiquem colocando sempre a gente naquela caixa de superação. O termo não é legal”, diz ela.
No enredo, a personagem de Haonê apresenta uma vida normal, com amigos e relacionamentos, desafiando o estereótipo de vitimismo. “Nós vivemos uma vida normal, sou casada, me machuco, caio, levanto, faço muitas coisas que as pessoas sem deficiência também fazem”, complementa.
A trajetória de Haonê Thinar
Iniciando sua carreira no teatro aos 15 anos, Haonê decidiu retomar a atuação em 2023, após receber um convite para atuar na peça Meu Corpo Está Aqui, que conta com um elenco todo PCD. Deixou seu emprego como atendente em uma academia para seguir seu sonho. O convite para a novela surgiu após a criadora da trama assisti-la no teatro, e a atriz estava grávida na época.
Conquistas como modelo
Além de atriz, Haonê também se destacou como modelo, desfilando na São Paulo Fashion Week com a marca Meninos Rei em 2023. Ela sublinha a importância de sua presença nesse espaço, afirmando que “não sou uma super topmodel, mas é incrível uma pessoa com deficiência ser aplaudida ao ocupar esse espaço”. Para ela, cada conquista é um marco na carreira e um passo em direção à inclusão.
A trajetória de Haonê Thinar serve como inspiração para muitos, mostrando que a diversidade e a inclusão são fundamentais tanto na televisão quanto na moda.