Atleta brasileiro é o primeiro homem do país a ganhar medalha de ouro na competição
Henrique Marques conquista ouro inédito no Mundial de Taekwondo em Wuxi, China.
Nesta segunda-feira (27), em Wuxi, China, o fluminense Henrique Marques se destacou no Campeonato Mundial de Taekwondo, tornando-se o primeiro homem do Brasil a conquistar uma medalha de ouro na competição. Quinto colocado no ranking mundial da categoria até 80 quilos, ele venceu o atleta da casa, Qizhang Xiang, na final. Henrique começou sua jornada no torneio derrotando lutadores de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia.
Desafios superados
A conquista de Henrique é ainda mais impressionante considerando os desafios que ele enfrentou nos últimos anos. Em 2024, ele lidou com a perda do pai e, em 2023, quase deixou o esporte após descobrir uma arritmia cardíaca que o levou a uma cirurgia. Ele descobriu o taekwondo em um projeto social na sua cidade natal, Itaboraí (RJ).
Representação brasileira no Mundial
Além de Henrique, o Brasil foi representado por Júlia Nazário e Raiany Fidelis, que venceram suas lutas de estreia, mas foram eliminadas na segunda rodada. A competição também contou com a participação de Maria Clara Pacheco, que fez história ao vencer na categoria até 57 kg.
Próximos desafios
Na terça-feira (28), o Brasil terá mais dois lutadores competindo por medalhas: João Victor Souza Diniz e Milena Titoneli, que já possui uma medalha de bronze de edições anteriores. A expectativa é alta para os próximos combates.