Histórias de fé e superação em residencial de Curitiba

Eduardo Amatuzzi / Cohab

Cohab promove ações de pós-reassentamento com idosos no Residencial Divino

Ações de pós-reassentamento promovem o fortalecimento de laços entre moradores idosos no Residencial Divino, em Curitiba.

Nesta terça-feira (28/10), a equipe social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) promoveu mais uma etapa das ações de pós-reassentamento com as famílias beneficiadas no Residencial Divino, no Atuba. O evento focou em idosos, que participaram de uma roda de conversa para compartilhar emoções e experiências. A assistente social Roberta Kisy mediou a atividade, ressaltando a importância do fortalecimento de vínculos e da criação de redes de apoio entre os participantes.

O papel das rodas de conversa

As rodas de conversa têm como princípios respeitar a individualidade de cada um, ouvir atentamente e compartilhar experiências pessoais. A técnica chamada Terapia Comunitária Integrativa promove o convívio social entre os idosos, reduzindo o isolamento e valorizando o saber acumulado. Realizadas na casa de um morador, as rodas contaram com a presença de 30 pessoas idosas do conjunto habitacional, onde cada um poderia expressar emoções relacionadas ao momento atual de suas vidas.

Histórias de superação e fé

Entre os sentimentos abordados, destacaram-se a tristeza pela perda de entes queridos e a alegria de viver com a família. A emoção mais votada foi a fé, que guiou as histórias do encontro. O aposentado Benedito da Cunha, de 74 anos, compartilhou como a fé o ajudou a superar o vício em álcool e cigarro há 22 anos. Miraita Bueno, de 63 anos, falou sobre sua recuperação de uma forte depressão, enfatizando o papel da fé em sua vida.

Transformação da Vila Divino

O projeto de urbanização da Vila Divino, que já entregou 72 das 108 moradias previstas, está promovendo uma grande transformação na região, antes marcada por alagamentos e insegurança. Além das casas, que contam com painéis fotovoltaicos, o investimento total de R$ 23,9 milhões abrangeu a construção das moradias e a infraestrutura necessária, como ruas, calçadas e parquinhos infantis. O presidente da Cohab, André Baú, expressou orgulho pelo impacto positivo do projeto na comunidade.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: