Operação conjunta da PF captura integrante de facção criminosa em Camaragibe
PF prende homem de alta periculosidade do Comando Vermelho em Pernambuco durante operação interestadual.
Um homem de 26 anos, apontado pela PF (Polícia Federal) em Pernambuco como integrante de alta periculosidade do Comando Vermelho do Pará, foi preso em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, durante operação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado dos dois estados, Pará e Pernambuco.
De acordo com as investigações, o homem preso ocupava o posto de “Torre” dentro da facção, função que o colocava como elo de ligação entre as chefias e os integrantes do grupo criminoso no bairro da Terra Firme, em Belém (PA).
Suspeitas e antecedentes
Ele é suspeito de participar de ações ligadas ao tráfico de drogas, extorsões e atentados contra agentes da segurança pública. Segundo a polícia, o suspeito estava foragido do sistema penitenciário do Pará desde 25 de setembro de 2020 e era procurado por diversos crimes. Contra ele, havia um mandado de recaptura e dois mandados de prisão preventiva pelos crimes de roubo majorado, em Belém (PA), homicídio qualificado, em Turiaçu (MA), e integração em organização criminosa.
Transferência para o Pará
O chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro, explicou que, devido à periculosidade do preso, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário de Pernambuco e deverá ser transferido para o Pará nos próximos dias.
Colaboração entre autoridades
Em nota, a PF em Pernambuco explicou que a localização do criminoso foi possível graças a um trabalho conjunto entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará e o Grupo de Trabalho de Facções Criminosas, que é vinculado ao Núcleo de Inteligência da PCPA (Polícia Civil do Estado do Pará).