Homem é preso em Portugal por oferecer recompensa para matar brasileira

m colorida da bandeira Portugal - Metrópoles - Foto: Reprodução

Detenção ocorreu após postagens racistas e xenofóbicas contra jornalista

Um homem foi preso em Portugal por oferecer 100 mil euros para matar uma jornalista brasileira.

Em 21 de outubro de 2025, a Polícia Judiciária de Portugal deteve um homem de cidadania luso-brasileira por incitar violência nas redes sociais contra a jornalista brasileira Stefani Costa. A prisão do suspeito, que possui 30 anos, foi divulgada pela Unidade Nacional Contraterrorismo da PJ. O homem fez postagens racistas e xenofóbicas, e em uma delas ofereceu uma recompensa de 100 mil euros para quem atentasse contra a vida da jornalista.

Detalhes da prisão

O suspeito também prometeu conceder um apartamento em Lisboa para quem realizasse um massacre contra cidadãos estrangeiros. A PJ informou que o detido possui antecedentes criminais relacionados a discriminação e incitamento ao ódio e à violência. Vários elementos de prova referentes ao seu radicalismo ideológico foram apreendidos.

Investigações em andamento

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. A PJ destacou o compromisso da segurança pública em prevenir e combater crimes de ódio. O detido será apresentado à autoridade judiciária competente para a aplicação de medidas de coação.

Contexto de violência

A detenção reflete uma preocupação crescente sobre crimes de ódio e racismo nas redes sociais, destacando a necessidade de ações rigorosas contra tais comportamentos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: