Presidente da Câmara faz piada sobre a pontualidade dos candidatos
Neste domingo (9), Hugo Motta fez uma piada sobre atrasos no Enem ao anunciar urgência em projeto de lei.
Em Brasília, 09 de novembro de 2025, 15h16 — O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez uma piada sobre os atrasados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em uma postagem nas redes sociais, ele informou ter pautado a urgência de um projeto de lei com o intuito de garantir que os estudantes cheguem pontualmente às provas.
Motta destacou: “O projeto de chegar na hora certa pra não perder o primeiro dia do Enem”. Ele também brincou que quem ainda não saiu de casa deve correr para não se atrasar. As provas do Enem estão programadas para serem aplicadas neste domingo (9) e no próximo domingo (16).
O desafio da pontualidade
Estima-se que mais de 4,8 milhões de estudantes participem do Enem, que ocorre em diversas localidades do Brasil. Entretanto, anualmente, muitos candidatos enfrentam dificuldades para chegar a tempo, resultando em memes e comentários nas redes sociais sobre o que já é conhecido como o “show dos atrasados”.
Expectativa e entretenimento
Nas redes sociais, internautas compartilham sua expectativa para o “show dos atrasados”, que se tornou uma espécie de entretenimento durante os dias de prova. Usuários da plataforma Twitter expressaram seu desejo de ver quem será o próximo a chegar atrasado, contribuindo para a criação de uma cultura de humor em torno do tema. Com os portões fechando às 13h, a pressão para chegar a tempo é intensa, mas, como sempre, alguns não conseguem evitar o atraso.
Conclusão
A piada de Hugo Motta reflete uma preocupação com a pontualidade dos candidatos, mas também destaca a descontração que o evento provoca nas redes sociais. A interação entre candidatos e internautas evidencia o aspecto cultural e social do Enem, que vai além da prova em si.