Ibovespa avança e retoma os 142 mil pontos

Mercado financeiro reage a mudanças no Congresso

O Ibovespa inicia as negociações desta quarta-feira (8) em alta, superando os 142 mil pontos, enquanto o dólar recua para R$ 5,33.

O Ibovespa opera com alta nesta quarta-feira (8), superando os 142 mil pontos, impulsionado por ações de grandes bancos e Petrobras, enquanto o dólar comercial recua para R$ 5,33. A movimentação acontece em um dia crucial para a votação da Medida Provisória 1303 no Congresso, que trata da taxação de aplicações financeiras. O governo brasileiro corre contra o tempo para aprovar a MP, que precisa ser votada pelos plenários das duas Casas até o final do dia, ou perde a validade.

Votação da Medida Provisória 1303

A comissão mista da MP 1303 já aprovou uma versão do texto, mas a votação no plenário da Câmara está agendada para hoje. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está diretamente envolvido nas negociações para garantir a aprovação. O mercado aguarda também a divulgação da ata do Federal Reserve, prevista para as 15h, que pode impactar as expectativas sobre juros nos EUA.

Desempenho do mercado financeiro

Os índices futuros dos EUA operam em alta, com o Dow Jones Futuro avançando 0,24% e o S&P Futuro subindo 0,20%. No Brasil, as ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3) estão entre as que mais contribuem para a recuperação do Ibovespa, enquanto a expectativa sobre a Medida Provisória 1303 aumenta a volatilidade no mercado.

Expectativas e indicadores

Com a aproximação da temporada de balanços e a paralisação do governo dos EUA afetando a divulgação de dados econômicos, os investidores se mostram cautelosos. A queda nas vendas da Mercedes-Benz e a revisão de crescimento da Alemanha para 0,2% também são pontos de atenção. Contudo, a recuperação do Ibovespa indica um otimismo no mercado, refletindo uma busca por oportunidades mesmo em meio a incertezas econômicas.

PUBLICIDADE

Relacionadas: