Identificação de telemarketing em chamadas a partir de novembro

Entenda as novas regras da Anatel para ligações de telemarketing

A partir de 15 de novembro, empresas que realizam mais de 500 mil chamadas mensais devem se identificar ao ligar.

Em Brasília, 4 de outubro de 2023, a Anatel decidiu que, a partir de 15 de novembro, as operadoras de telefonia deverão identificar ligações feitas por empresas que realizam mais de 500 mil chamadas mensais. Essa mudança foi aprovada pelo Conselho Diretor da agência reguladora. A decisão ocorreu após a Anatel indeferir pedidos de prorrogação feitos por associações do setor, como a Telcomp e a Conexis Brasil Digital.

Impacto da nova regra

Cerca de 350 grandes chamadores serão afetados pela nova norma, que visa aumentar a transparência nas ligações de telemarketing. A medida substitui a obrigatoriedade do prefixo 0303, que foi abolido em agosto de 2025. O conselheiro Edson Holanda ressaltou que a solução de autenticação já está pronta e que o prazo de adaptação não deve ser alterado.

Sistema Origem Verificada

O serviço Origem Verificada foi criado para garantir a autenticidade das chamadas e fornecer informações sobre quem está ligando. Este sistema verifica o número de origem da ligação, evitando o uso de números falsos ou clonados, prática comum em golpes conhecidos como spoofing. Além disso, o sistema apresentará dados como nome, logomarca e razão da chamada diretamente na tela do celular do usuário, aumentando a segurança nas comunicações.

Considerações Finais

A nova regra da Anatel representa um avanço significativo na proteção do consumidor contra fraudes telefônicas. Ao proporcionar maior transparência nas chamadas de telemarketing, espera-se que os usuários se sintam mais seguros ao atender ligações de empresas que seguem as normas estabelecidas.

Fonte: nossodia.com.br

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: