Impactos do possível shutdown nos mercados e dados econômicos

Destaques de 30 de setembro de 2025

O possível shutdown nos EUA e os dados econômicos do Brasil marcam os destaques desta terça-feira, 30 de setembro de 2025.

Cidade, data — O principal driver que deve guiar os mercados nesta terça-feira (30) é a possível paralisação do governo dos EUA a partir de amanhã (1º), já que democratas e republicanos não avançaram em um acordo para evitar o “shutdown”. Apesar de historicamente esse tipo de evento ter pouco impacto, analistas avaliam que, diante da fraqueza no mercado de trabalho, do risco de estagflação e das altas avaliações das ações, o efeito desta vez pode ser mais relevante.

Agenda econômica dos EUA

A agenda americana começa cedo, às 7h, com um discurso do governador do Federal Reserve, Philip Jefferson. Às 11h, saem as ofertas de emprego Jolts de agosto, um dado acompanhado de perto para medir o apetite das empresas por novos trabalhadores. Mais tarde, às 17h30, será conhecido o relatório semanal de estoques de petróleo bruto da API, indicador que costuma mexer com o preço da commodity no mercado internacional. O dia ainda reserva duas novas falas de dirigentes do banco central americano. Às 20h10, Lorie Logan, também do Fed, participa de um evento público, seguida novamente por Jefferson às 21h30.

Expectativas para o Brasil

No Brasil, após o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgar, na véspera, a abertura de 147.358 vagas de emprego formal em agosto, o menor resultado para o mês desde 2020, o mercado aguarda às 9h a taxa de desemprego. Mais cedo, às 8h30, saem os números do resultado primário de agosto, com previsão de déficit de R$ 21 bilhões. Às 14h30, o Tesouro Nacional divulga o relatório mensal da dívida pública relativo a agosto.

Desafios econômicos e interações internacionais

O presidente Lula se reúne nesta terça (30) com o ministro das Cidades, Jader Filho (9h30), e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (10h30), no Planalto. Às 15h, sanciona cinco projetos de lei ligados à agricultura familiar, segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos. Às 17h, participa da posse da ministra Verônica Abadalla Sterman no STM. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, tem reuniões em São Paulo: às 16h com representantes da Duquesne Capital Management e às 17h com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), ambas fechadas à imprensa.

Conclusão

A atenção do mercado se volta para o desenrolar da situação política nos EUA e as repercussões econômicas no Brasil. Com dados importantes sendo divulgados, o cenário econômico se mostra desafiador para os dois países.

PUBLICIDADE

Relacionadas: