Obras do sistema de guiagem autônoma estão na reta final e devem ser concluídas em breve
As obras do Bonde Urbano Digital na RMC avançam e devem ser concluídas na próxima semana, com testes previstos para 2025.
Obras do Bonde Urbano Digital avançam na Região Metropolitana de Curitiba
Iniciadas em 6 de outubro, as obras da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) visam a implantação do Bonde Urbano Digital (BUD) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os trabalhos estão na reta final e devem ser concluídos na próxima semana, com 1,3 km de ímãs sendo instalados na Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel e no Terminal São Roque, em Piraquara.
O BUD é um sistema de transporte inovador que busca demonstrar tecnologia de guiagem autônoma em dois cenários distintos: no trajeto normal pela rodovia e na chegada ao terminal. Essa inovação permite uma condução precisa, facilitando o embarque e desembarque dos passageiros.
Processo de instalação e segurança
A implantação começou com a marcação dos pontos para a instalação dos ímãs, feita com a ajuda de engenheiros topógrafos. Em seguida, os pontos foram perfurados utilizando brocas especiais, com 3,5 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade. Após a colocação dos ímãs, os buracos são lacrados com uma resina especial, totalizando 1.300 furos a cada metro de distância.
Com o suporte do DER/PR, a instalação na rodovia ocorre com uma das vias bloqueadas para o trânsito. No entorno do Terminal São Roque, a Prefeitura de Piraquara também contribui para a segurança de usuários e equipes envolvidas na obra.
Expectativas e benefícios do BUD
De acordo com Gilson Santos, presidente da Amep, a operação do BUD deverá iniciar em 2025. Ele afirma que o projeto segue conforme o cronograma, e após a conclusão da infraestrutura, testes serão realizados antes do início do transporte de passageiros. “Se os testes forem bem-sucedidos, devemos iniciar a operação ainda neste ano”, destacou.
O Bonde Urbano Digital terá capacidade para 280 passageiros e a tarifa será a mesma do sistema metropolitano, de R$ 5,50. O tempo de viagem será similar ao atual, proporcionando mais conforto e menor impacto ambiental. Durante os testes, os ônibus que fazem o trajeto entre Pinhais e Piraquara continuarão operando normalmente.
Características e inovação do BUD
Com 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional, o BUD pode alcançar até 70 km/h, superando a velocidade dos ônibus do sistema BRT. Além disso, sua vida útil é estimada em 30 anos, o que é três vezes maior que a dos veículos convencionais. O veículo é equipado com tecnologia avançada, incluindo sensores, radares e câmeras para garantir segurança e orientação autônoma.
Desenvolvido pela empresa chinesa CRRC Corporation, o BUD tem atraído interesse de outros estados e países, devido à sua combinação de tecnologia de ponta e sustentabilidade. A linha entre Pinhais e Piraquara está prevista para operar até o fim deste ano, trazendo uma nova era ao transporte público na região.